Media Center

  • Sanfeed.jpg
01
maio
2017

Bolsas de Doutoramento patrocinadas pela SOJA DE PORTUGAL

A SOJA DE PORTUGAL patrocina Bolsa de Doutoramento de alunos do SANFEED - Doctoral Programme in Sustainable Animal Nutrition and Feeding, num apoio global que ascende a mais de 45.000€. Um dos alunos desenvolve o tema “Potenciar a saúde e crescimento da dourada (Sparus aurata) através da suplementação nutricional: à descoberta de novos compostos nutracêuticos de biorefinarias marinhas”, que tem como objetivo explorar o potencial de novos suplementos nutricionais (como polifenóis, pré-bióticos ou péptidos antimicrobianos) no melhoramento da condição nutricional, capacidade antioxidante, mecanismos de resposta imunitária e de resistência a doenças em peixes marinhos. Este projeto irá focar-se na dourada, uma das principais espécies cultivadas no Mediterrâneo, e os resultados permitirão desenvolver dietas comerciais com formulações baseadas no conhecimento científico, que suportarão melhores resultados em termos de crescimento e suscetibilidade a patologias.

Parceiros: CIIMAR, ICBAS-UP, REQUIMTE, Sparos | Duração: 2017 a 2020

Um outro projeto também patrocinado pela SOJA DE PORTUGAL centra-se no tema “Microbioma de aves: influência de fatores nutricionais”. O trato gastrointestinal (TGI) é um ecossistema dinâmico que contém uma comunidade microbiana complexa: o microbioma. O TGI das aves tem contacto com microrganismos exógenos imediatamente após a eclosão do pinto, sendo colonizado por diversas espécies de bactérias benéficas, essencialmente anaeróbicas. A dieta influencia o microbioma do TGI, e pode ser modelada de forma a potenciar o crescimento da ave, mas também a reduzir o risco de doenças entéricas. O microbioma pode influenciar a morfologia do intestino e, consequentemente, a assimilação de nutrientes. Assim, este projeto irá caracterizar o microbioma das aves, utilizando as mais modernas ferramentas da genómica. Adicionalmente, será avaliada de que forma a composição da dieta (incluindo suplementos com potencial de modelar o microbioma) afeta os nutrientes disponíveis no intestino para os microrganismos e, consequentemente, como estes afetam as populações microbianas e o seu equilíbrio em aves de diferentes idades. Desta forma, será possível definir uma estratégia alimentar que permita aumentar o desempenho zootécnico das aves e reduzir a incidência de patologias.

Parceiros: CIIMAR, FCUP, ICBAS-UP, UTAD | Duração: 2017 a 2020

 

Saiba mais aqui

Partilhe esta notícia com os seus amigos
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.