Somos proativos e ágeis na adaptação à mudança

Um dos principais vetores estratégicos da SOJA DE PORTUGAL é a inovação e, como tal, estabeleceram-se ao longo do tempo uma série de parcerias com vista ao desenvolvimento de um trabalho sustentado e guiado pelos mais exigentes padrões de I&D.

A SOJA DE PORTUGAL fomenta o diálogo constante com os seus clientes. Este diálogo próximo resulta na criação de soluções feitas à medida de cada situação, de acordo com as necessidades de cada cliente. Concomitantemente, a SOJA DE PORTUGAL utiliza uma metodologia de inovação aberta, quer internamente, quer com a criação de uma rede entre fornecedores, institutos científicos e restantes parceiros. Com foco no desenvolvimento contínuo de abordagens inovadoras para alguns dos desafios presentes no setor agroalimentar, tem também desenvolvido algumas soluções nos processos, nomeadamente na gestão da energia, que resultaram em melhorias excecionais no consumo global de energia da organização. Olhando para a inovação de forma atenta, a SOJA DE PORTUGAL tenta ser o catalisador de relações frutíferas, criando um ambiente inovador onde cada parceiro pode propor novos conceitos e participar ativamente no seu desenvolvimento.

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SIM

SIM - Soja Inovação & Melhoria

Assumindo a inovação como parte integrante do seu ADN, o Grupo criou o Projeto SIM - Soja Inovação & Melhoria.

Este projeto parte da forma como a inovação é vista por toda o Grupo, pretendendo transformar e materializar ideias de diversas áreas funcionais, com especial foco nos produtos e serviços.

O processo de inovação na SOJA DE PORTUGAL é entendido como um processo direcionado para identificar, reter e propagar conhecimento dentro da organização e com o seu meio envolvente; como um processo definido para a captação, triagem, avaliação e seleção de ideias inovadoras que, depois de desenvolvidas, se traduzam em valor acrescentado para a organização; e como um processo desenvolvido para o planeamento, implementação e monitorização de projetos de IDI garantindo o alcance dos objetivos definidos.

 

Visão, Política e Estratégia de IDI

Visão IDI

A Soja de Portugal pretende ser reconhecida como um Grupo empresarial de referência e excelência no setor da indústria agroalimentar, sendo a inovação um dos pilares intrínsecos da sua atividade. O Grupo pretende evoluir de forma contínua e sustentada nas áreas de negócio em que se insere, com constante investigação e desenvolvimento de novas soluções para os desafios do setor, potenciando o impacto positivo ao longo de toda a cadeia de valor.

 

Política IDI

As atividades de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) do Grupo encontram-se sistematizadas de acordo com a NP4457, implementada com evidente maturidade. Deste modo, os principais pilares da nossa política IDI são:

  • - Manter-se como referência nos mercados em que opera, desenvolvendo produtos inovadores, de elevada qualidade e valor que superem as expectativas de clientes e consumidores;
  • - Ser uma organização aberta ao exterior, promovendo a circulação e transferência do conhecimento;
  • - Incentivar ideias inovadoras nas várias áreas da organização, tendo como finalidade a criação de valor para a organização e para os nossos clientes;
  • - Constituir um elemento diferenciador, potenciando a competitividade.

 

Estratégia IDI

Para uma evolução e crescimento responsável do negócio, enquadrados numa perspetiva geradora de valor acrescentado, a Soja de Portugal pretende desenvolver atividades de IDI direcionadas para todas as áreas de atividade do Grupo, privilegiando as áreas de negócio mais recentes, ainda com menor grau de maturidade (Fishfeed, Petfood e UTS). Para esse efeito, as atividades de IDI do Grupo encontram-se assentes nos seguintes eixos estratégicos:

  • - Assegurar a promoção de uma cultura dinâmica, inovadora e de melhoria na organização, fortalecendo a interação entre todos os colaboradores e empresas do Grupo;
  • - Promover uma abordagem de inovação aberta, privilegiando a colaboração com uma rede de clientes, fornecedores e entidades científicas, para alavancar o desenvolvimento de projetos disruptivos para o setor agroalimentar;
  • - Desenvolver e disponibilizar no mercado novas soluções competitivas, com elevado grau de inovação e sustentabilidade, promovendo a diversificação do negócio e equilibrando os interesses dos diferentes stakeholders;
  • - Potenciar sinergias entre as diferentes áreas de negócio, para uma utilização mais eficiente dos recursos, permitindo mitigar fatores de risco e obter ganhos substanciais em termos de sustentabilidade financeira e ambiental.

 

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COMISSÃO DE INOVAÇÃO

A Comissão de Inovação tem como missão definir a estratégia de inovação e garantir que a mesma está a ser implementada ao nível de todo o Grupo. É sua responsabilidade assegurar a promoção de uma cultura dinâmica e renovadora na organização, bem como fortalecer a comunicação e a integração de informação entre todos os colaboradores e entre as empresas do Grupo, promovendo uma adequada gestão de conhecimento e o estímulo da criatividade interna.

António Isidoro António Isidoro Presidente do Conselho de Administração
Gabriel Gil Gabriel Gil Diretor Industrial
Tiago Aires Tiago Aires Diretor Técnico Comercial AQUASOJA
Paula Azevedo Paula Azevedo Diretora de Contabilidade & Operações Financeiras
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