Visão IDI
A Soja de Portugal pretende ser reconhecida como um Grupo empresarial de referência e excelência no setor da indústria agroalimentar, sendo a inovação um dos pilares intrínsecos da sua atividade. O Grupo pretende evoluir de forma contínua e sustentada nas áreas de negócio em que se insere, com constante investigação e desenvolvimento de novas soluções para os desafios do setor, potenciando o impacto positivo ao longo de toda a cadeia de valor.
Política IDI
As atividades de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) do Grupo encontram-se sistematizadas de acordo com a NP4457, implementada com evidente maturidade. Deste modo, os principais pilares da nossa política IDI são:
- - Manter-se como referência nos mercados em que opera, desenvolvendo produtos inovadores, de elevada qualidade e valor que superem as expectativas de clientes e consumidores;
- - Ser uma organização aberta ao exterior, promovendo a circulação e transferência do conhecimento;
- - Incentivar ideias inovadoras nas várias áreas da organização, tendo como finalidade a criação de valor para a organização e para os nossos clientes;
- - Constituir um elemento diferenciador, potenciando a competitividade.
Estratégia IDI
Para uma evolução e crescimento responsável do negócio, enquadrados numa perspetiva geradora de valor acrescentado, a Soja de Portugal pretende desenvolver atividades de IDI direcionadas para todas as áreas de atividade do Grupo, privilegiando as áreas de negócio mais recentes, ainda com menor grau de maturidade (Fishfeed, Petfood e UTS). Para esse efeito, as atividades de IDI do Grupo encontram-se assentes nos seguintes eixos estratégicos:
- - Assegurar a promoção de uma cultura dinâmica, inovadora e de melhoria na organização, fortalecendo a interação entre todos os colaboradores e empresas do Grupo;
- - Promover uma abordagem de inovação aberta, privilegiando a colaboração com uma rede de clientes, fornecedores e entidades científicas, para alavancar o desenvolvimento de projetos disruptivos para o setor agroalimentar;
- - Desenvolver e disponibilizar no mercado novas soluções competitivas, com elevado grau de inovação e sustentabilidade, promovendo a diversificação do negócio e equilibrando os interesses dos diferentes stakeholders;
- - Potenciar sinergias entre as diferentes áreas de negócio, para uma utilização mais eficiente dos recursos, permitindo mitigar fatores de risco e obter ganhos substanciais em termos de sustentabilidade financeira e ambiental.